Material de apoio - Eletrodinâmica 2

1.  Um resistor de resistência elétrica R = 20ohms é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade 3,0 A.  Determine:
a)  a potência elétrica consumida pelo resistor;
b)  a energia elétrica consumida no intervalo de tempo de 20s.

2.  Em 0,5 kg de água contida em um recipiente mergulha-se, durante 7 min, um resistor de resistência elétrica de 2ohms.  Se o resistor é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade 5 A, calcule a elevação da temperatura da água, supondo que não haja mudança de estado.
Dados: calor específico da água 1 cal/g°C  e  1 cal = 4,2J.

3.  Dobra-se a ddp aplicada a um resistor.  O que acontece com a potência por ele dissipada?

4.  Um chuveiro elétrico possui as seguintes características: 4.400 W – 220 V.
a)  Qual a intensidade da corrente elétrica que o atravessa quando ligado a uma rede de 220 V?
b)  Ligando-o a uma rede de 110 V e considerando invariável sua resistência elétrica, calcule sua nova potência elétrica e a nova intensidade de corrente elétrica que o percorre.

4.  A intensidade de corrente é o fator mais relevante nas sensações e conseqüências do choque elétrico.  Estudos cuidadosos desses fenômenos permitiram chegar aos seguintes valores aproximados:
- uma corrente de 1 mA a 10 mA provoca apenas uma sensação de “formigamento”;
- correntes de 10 mA a 20 mA já causam sensações dolorosas;
- correntes superiores a 20 mA e inferiores a 100 mA causam, em geral, grandes dificuldades respiratórias;
- correntes superiores a 100 mA são extremamente perigosas, podendo causar a morte da pessoa, por provocar contrações rápidas e irregulares do coração (esse fenômeno é denominado fibrilação cardíaca);
- correntes superiores a 200 mA não causam fibrilação, porém dão origem a graves queimaduras e conduzem à parada cardíaca.
Baseado nas informações acima, responda à situação abaixo:
A resistência elétrica do corpo humano pode variar entre, aproximadamente, 100.000ohms, para a pele seca , e cerca de 1.000ohms, para a pelo molhada.  Assim, se uma pessoa com a pele molhada tocar os dois pólos de uma tomada de 120 V, poderá vir a falecer em virtude de fibrilação cardíaca?

5. Um aquecedor elétrico ligado em 220 V faz a água contida num recipiente ferver em 12 minutos.  Quanto tempo, em minutos, será necessário para ferver a mesma quantidade de água se o aquecedor for ligado em 110 V?