Exercícios de dependência

1°) Em um hotel com 500 apartamentos, o consumo médio de água por apartamento é de cerca de 170 litros por dia. Qual a ordem de grandeza do volume que deve ter o reservatório do hotel, em litros, para abastecer todos os apartamentos durante um dia de falta de água?

2°) Quantos algarismos significativos há na medida: 0,03065 litros?

3°)  Dois móveis percorrem a mesma trajetória e suas posições são medidas a partir de uma origem comum. No SI, suas funções são: SA = 30 – 80t; SB = 10 + 20t

Determine o instante e a posição de encontro.


4°) O tempo necessário para piscar os olhos é de 0,8s. Considere um carro de corridas com velocidade constante de 144km/h. Ao piscar os olhos, com o carro a essa velocidade, que distância o piloto percorre “às cegas”?

5°) Ao aterrissar, um avião toca a cabeceira da pista com velocidade de 288km/h e freia com aceleração constante  e módulo 5m/s2 até parar por completo. O intervalo de tempo (em segundos) que o avião leva até parar vale:

a) 8s
b) 10s
c) 12s
d) 15s
e) 16s


6°) Um ônibus percorreu os primeiros 60 km de uma trajetória a uma velocidade média de 60 km/h e os 180 km restantes da mesma trajetória a uma velocidade média de 90 km/h. Determine a velocidade escalar média do ônibus durante todo o percurso. Considere que, em cada trecho, o ônibus sempre manteve velocidade constante.

a) 60km/h
b) 70km/h
c) 75km/h
d) 80km/h
e) 85km/h


7°) É importante frisar que a aceleração indica quanto a velocidade está variando em uma dada unidade de tempo. No SI (Sistema Internacional de Unidades), a unidade da aceleração é _________ e no Movimento Uniformemente Variado ela é sempre _________.

As lacunas em branco são corretamente preenchidas em:
a) m/s; variável.
b) km/h; constante.
c) km/s; constante.
d) m/s2; constante.
e) m/s2; variável.

8°) Calcule o valor da aceleração média de uma moto cuja velocidade variou de 4 m/s para 24 m/s em um intervalo de tempo de 5s.





9°) Observando-se o movimento retilíneo de um corpo, fazem-se medidas de seu deslocamento, velocidade e aceleração para sucessivos valores do tempo, o que é mostrado na tabela a seguir:


A partir dessa tabela, podemos concluir que a equação horária que descreve o movimento entre os instantes t = 0 s e t = 4 s tem a forma algébrica:

a) S = 1 + 2t + 2t2
b) S = 1 – 2t + t2
c) S = 1 – 3t + t2
d) S = 2 – 2t + 2t2
e) S = 1 + 2t + t2

10°) Um carro desloca-se com velocidade de 20 m/s, quando o motorista vê um obstáculo à sua frente e aciona os freios até parar. Sabendo que o carro parou em 4s, determine sua aceleração média em módulo.

11°) As revistas de automobilismo costumam apresentar as características de aceleração dos carros através de seus tempos de aceleração e não da aceleração propriamente dita. Vamos imaginar que dois carros estão sendo testados. Ambos irão partir do repouso (V0 = 0). O carro atinge 90km/h em 5s enquanto que o carro atinge a mesma velocidade em 4s. Calcule a aceleração escalar media dos carros B, dando o resultado em m/s2.



12°) Isaac Newton nasceu em Woolsthorpe em 4 de janeiro de 1643. Foi mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também grande astrônomoalquimistafilósofo natural e teólogo. Explique as 3 leis que levam o seu nome.


13°) Uma grandeza física vetorial fica perfeitamente definida quando dela se conhecem:

a) valor numérico, desvio e unidade.
b) valor numérico, desvio e unidade e direção.
c) módulo, desvio e unidade e sentido.
d) módulo, direção e sentido.
e) desvio direção sentido e unidade.

14°) A figura mostra dois blocos A e B empurrados por uma força horizontal constante de intensidade F = 6,0 N, em um plano horizontal sem atrito. 



O bloco A tem massa 2,0 kg e o bloco B tem massa 1,0 kg.



Qual é o módulo da aceleração do conjunto?


15°) Com relação a questão anterior, qual é a intensidade da força resultante sobre o bloco A?