UERJ - Exame Discursivo de Física - 2014


Olá Caros alunos, abaixo segue a solução do exame discursivo de Física da UERJ (2014) que gravei no meu canal do You Tube.

Grande abraço e bons estudos.

Questão 01

O cérebro humano demora cerca de 0,36 segundos para responder a um estímulo. Por exemplo, se um motorista decide parar o carro, levará no mínimo esse tempo de resposta para acionar o freio. Determine a distância que um carro a 100 km/h percorre durante o tempo de resposta do motorista e calcule a aceleração média imposta ao carro se ele para totalmente em 5 segundos.

Solução:



Questão 02

A energia consumida por uma pessoa adulta em um dia é igual a 2400 kcal. Determine a massa de gelo a 0°C que pode ser totalmente liquefeita pela quantidade de energia consumida em um dia por um adulto. Em seguida, calcule a energia necessária para elevar a temperatura dessa massa de água até 30°C.

Solução:



Questão 03

O gráfico abaixo representa a variação da velocidade dos carros A e B que se deslocam em uma estrada.


Determine as distâncias percorridas pelos carros A e B durante os primeiros cinco segundos do percurso. Calcule, também, a aceleração do carro A nos dois primeiros segundos.

Solução:



Questão 04

Duas gotas de orvalho caem de uma mesma folha de árvore, estando ambas a uma altura h do solo. As gotas possuem massas m1 e m2 , sendo m2 = 2m1 . Ao atingirem o solo, suas velocidades e energias cinéticas são, respectivamente, v1 , E1 e v2 , E2 . Desprezando o atrito e o empuxo, determine as razões V1/V2 e E1/E2.

Solução:


Questão 05

Um chuveiro elétrico com resistência igual a 5 Ω é conectado a uma rede elétrica que fornece 120 V de tensão eficaz. Determine a energia elétrica, em kWh, consumida pelo chuveiro durante 10 minutos.

Solução:



Questão 06

A intensidade F da força de atração gravitacional entre o Sol e um planeta é expressa pela seguinte relação:



Admitindo que o movimento orbital dos planetas do sistema solar é circular uniforme, estime a massa do Sol.

Solução:



Questão 07

Considere uma onda sonora que se propaga na atmosfera com frequência igual a 10 Hz e velocidade igual a 340 m/s. Determine a menor distância entre dois pontos da atmosfera nos quais, ao longo da direção de propagação, a amplitude da onda seja máxima.

Solução:



Questão 08

Um lápis é colocado perpendicularmente à reta que contém o foco e o vértice de um espelho esférico côncavo. Considere os seguintes dados:

• comprimento do lápis = 10 cm;
• distância entre o foco e o vértice = 40 cm;
• distância entre o lápis e o vértice = 120 cm.

Calcule o tamanho da imagem do lápis. 

Solução:



Questão 09

No experimento de Millikan, que determinou a carga do elétron, pequenas gotas de óleo eletricamente carregadas são borrifadas entre duas placas metálicas paralelas. Ao aplicar um campo elétrico uniforme entre as placas, da ordem de 2 ×104 V/m, é possível manter as gotas em equilíbrio, evitando que caiam sob a ação da gravidade. Considerando que as placas estão separadas por uma distância igual a 2 cm, determine a diferença de potencial necessária para estabelecer esse campo elétrico entre elas.

Solução:



Questão 10

Um automóvel de massa igual a 942 kg é suspenso por um elevador hidráulico cujo cilindro de ascensão tem diâmetro de 20 cm. Calcule a pressão a ser aplicada ao cilindro para manter o automóvel em equilíbrio a uma determinada altura.

Solução: